Fatores determinantes e os limitantes no planejamento dos riscos de um projeto público
Módulo: 4 - Gerenciamento de Riscos
Atividade: 9.2.2 Fórum – Tarefa Individual
Título: Fatores determinantes e os limitantes no planejamento dos riscos de um projeto público
Aluno: Fernando Yanosteac Dornelas de Almada
Disciplina: Técnicas de Gerência de Projetos
Turma: TECGPEAD_T0005_0608
Introdução
Um risco é qualquer evento ou condição em potencial que, em se concretizando, pode afetar negativa ou positivamente um objetivo do projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Por exemplo, uma causa pode ser requerendo uma permissão ou tendo limitado assinaturas pessoas para o projeto. O evento risco é aquele que pode levar mais tempo que o planejado, ou que a equipe não esta adequada para a tarefa. Se um ou outro desses eventos de incertezas ocorre, então teremos uma conseqüência no custo, no cronograma ou na qualidade do projeto.
Condições de risco podem incluir aspectos de ambiente do projeto que podem contribuir para o risco do projeto assim como um gerenciamento de projeto pobre, ou dependência nos participantes externos que não podem ser controlados. Risco de projeto incluem ameaças para os objetivos do projeto e oportunidades para melhoria desses objetivos. Ele tem sua origem na incerteza que esta presente em todos os projetos.
Justificativa
Um projeto é, por natureza, um ambiente de incertezas, o que implica a necessidade de atenção com os riscos. O desenvolvimento de uma nova tecnologia, a competição entre projetos pelo acesso aos recursos da organização, mudanças na economia ou na legislação, são exemplos de fatores que constituem riscos para os projetos.
Conhecer riscos é saber que são esses que devem ser identificados e analisados e que pode ser possível um plano para eles. Não conhecer riscos é não poder gerenciá-los, embora os gerentes de projeto possam endereçá-los para uma contingência geral baseada em experiências passadas com projetos similares.
A elaboração de um plano de