segmentação de mercado
Todo e qualquer mercado em geral se divide em submercados, menores, mais homogêneas e distintas entre si. Chamados de segmentos.
Segmentação nada mais é do que o processo de dividir o mercado em grupos de consumidores em potencial que compartilham as mesmas necessidades (razão) ou os mesmo desejos (emoção). Portanto, é o processo de identificar compradores com diferentes desejos ou necessidades agrupados com a finalidade que têm em si.
Os consumidores não são iguais e por isso não devem ser tratados como iguais por terem necessidades diferentes. A divisão do mercado é para melhor entender os grupos de consumidores, desenvolver estratégias e avaliar investimentos e retornos. Observando o comportamento do mercado cliente, percebe-se que os compradores têm preferências distintas, por modelos, cores, tamanhos, status, etc.
Escolher um segmento em um determinado mercado significa determinar qual parcela de pretende atingir e que critério será utilizado para que se chegue ao cliente. Para isso temos vários critérios a serem avaliados antes da colocação do produto ou serviço no mercado. A divisão começa com:
Nichos - Grupo mais restrito de compradores
Áreas locais - Atender as necessidades de determinada área
Indivíduos - Customização
É importante também, conhecer o mercado alvo:
1. Analisar a situação atual da empresa.
2. Determinar desejos e necessidades do consumidor
3. Dividir o mercado para melhor posicionamento
4. Correta elaboração dos 4 Os (Produto, Preço, Praça, Pomoção).
Ter estratégia de segmentação:
1. Concentração em único segmento
2. Especialização seletiva
3. Especialização por produto
4. Especialização por mercado
5. Cobertura total de mercado.
Quando segmenta o mercado está se especializando em atender certos tipos de clientes, onde o consumidor possui a combinação de diversos elementos. Para isso temos uma base para este tipo de segmentação:
Geográfica - Região,