Sedimentos - relatório
Introdução
O tema deste relatório está integrado no programa da disciplina de Biologia e Geologia sendo por isso fundamental para o desenvolvimento das competências para esta disciplina. Tem por objectivos o aprofundamento de alguns conhecimentos já que tínhamos adquirido sobre estrados e crateras.
Na realização deste trabalho iremos desenvolver os temas:
A formação de crateras formadas;
O tamanho das crateras em função do tamanho das esferas (dois berlindes e um chumbo);
O número de materiais constituintes que se podem encontrar nas crateras;
O grau de dispersão dos materiais na superfície em redor das crateras.
Esta aula experimental foi realizada no âmbito de nós, alunos ficarmos a perceber melhor a matéria sobre estratos e crateras, para obtermos melhores resultados na avaliação escrita, também tem como objectivo o espirito de equipa para todos trabalharmos juntos e resultar bem.
Material
Neste relatório usamos vários materiais, usamos materiais biológicos e outros materiais para podermos realizar a experiencia com sucesso. Nesta experiencia utilizamos os seguintes materiais:
Areia fina;
Gesso;
Pó de cimento;
Colher de metal;
Calcador;
3 Esferas (2 berlindes e 1 esfera de metal) de diferentes tamanhos;
Tabuleiro;
Tina de vidro;
Pinça metálica;
Canivete;
Palitos de madeira.
Procedimento Nesta aula experimental começamos por dividir a areia em 3 tons. Depois colocamos na tina de vidro as três porções de areia em camadas horizontais todas seguidas. Seguido da areia em camadas, posemos uma camada de gesso e, por cima dessa, posemos uma camada de cimento. Depois de tudo preparado, deixamos cair, sucessivamente os dois berlindes e a esfera de metal sobre a tina, a uma altura aproximada de 75 cm. Também tivemos cuidado,