sedex
O serviço dos Correios completa neste ano seu 30º aniversário e tem muita história para contar. Nessa longa caminha viu muita coisa acontecer: o e-commerce no Brasil despontar, a economia se fortalecer, o poder de compra da população aumentar e a tecnologia avançar, permitindo, assim, o avanço do próprio serviço.
O seu surgimento, em 1982, se deu pela necessidade de criar uma forma eficiente de transportar encomendas maiores, que ultrapassavam as dimensões do SERCA – Serviço de Correspondência Agrupada, e tinham urgência na entrega. O novo serviço se propôs a realizar entregas de até 05 kg nas principais cidades do país dentro de um período de 24 horas. A coleta dos pacotes também era feita em domicílio. A proposta era inédita no Brasil e já no ano de estreia distribuiu 72.165 pacotes em diversas partes do país.
Sua expansão era notável; e o que começou abrangendo apenas os grandes centros brasileiros, se estendeu para todo o território nacional. Atentos às necessidades dos clientes, os Correios decidiram aumentar o peso máximo admitido pelo SEDEX, que passou para 20 kg. E em 1987, cinco anos após a sua criação, o SEDEX já batia a marca de 18,5 milhões de encomendas entregues.
O serviço inovou outra vez ao criar, em 1989, o SEDEX a cobrar, com possibilidade de postagem de até 25 kg. E quatro anos depois foi implantado o Disque SEDEX, para solicitar coleta das encomendas por telefone. Inicialmente o serviço atendeu apenas a Grande São Paulo, mas em 1997 foi estendido para todas as regiões do país.
O SEDEX 10, de 2001, veio para atender a velocidade desse mundo moderno em que vivemos. O