Sedentarismo
Ensino Médio – Educação Física
2ºG
Sedentarismo
São Paulo – SP
Novembro – 2014
Introdução
Este trabalho fala sobre o problema do sedentarismo nos dias atuais. há uma contribuição de vários fatores para o estilo de vida cada vez mais sedentário tais como: avanço da tecnologia, aumento da insegurança e redução de espaços nos centros urbanos (onde vive a maior parte das crianças). Estes fatores diminuem as oportunidades de uma vida ativa, dando espaço a atividades sedentárias como assistir a televisão, jogar vídeo games e utilizar computadores.
Oque é Sedentarismo?
Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
Consequências do Sedentarismo
As consequências do sedentarismo podem ser aumento do peso corporal e da massa gorda, porque o indivíduo tem tendência a ficar na mesma posição por várias horas, provocando alterações no corpo.
Além disso, outras consequências do sedentarismo incluem:
Atrofia muscular;
A atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do volume muscular causado pela inatividade. Ela pode ser originada por alguma doença neurológica ou simplesmente pela falta de uso de um determinado grupo muscular, como ocorre, por exemplo, ao ter um membro engessado por algum tempo.
Aumento da pressão arterial;
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode