sedentarismo
Sedentarismo nos dias atuais.
Educação física.
Santa Maria, 20 de novembro de 2013.
Introdução:
Na sociedade atual, onde fast food é cada vez mais comum e os meios de transporte estão cada vez mais viáveis e mais confortáveis, fica difícil pensar na pratica de exercício físico, só o faz quem já descobriu os benefícios que isso traz para si, veremos a seguir que o sedentarismo é uma coisa preocupante e precisa ser controlado.
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
O sedentarismo é a definição que se dá para pessoas que não praticam exercícios físicos em momento algum, ou seja, é aquela pessoa que não na tem vida um plano de exercícios para seu próprio bem estar. Estas pessoas, chamadas sedentárias, correm o risco de desenvolver diversas doenças, já que o exercício físico é realmente importante na vida das pessoas, ele previne muitas doenças. As doenças causadas pelo sedentarismo são: hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física, o que é realmente preocupante, já que o sedentarismo acelera o processo de envelhecimento. Por isso a pratica de esportes é tao importante, prevenindo todas as doenças citadas a cima, além de controla-las a longo prazo, pois tendo uma vida ativa melhoramos tudo em nossa