sedentarismo
Que o sedentarismo faz mal à saúde não é novidade para ninguém, mas poucas pessoas têm informações da quantidade de doenças que a ausência de exercícios pode ocasionar. É considerado sedentário quem não pratica ao menos 45 minutos de exercícios físicos cinco vezes por semana.
Para se ter ideia do tamanho do problema, apenas 13% da população brasileira pratica exercícios físicos com frequência . O sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e 50% o risco de mortes devido derrames cerebrais. Cerca de 300 mil mortes anuais poderiam ser evitadas se as pessoas praticassem mais atividades físicas.
Basicamente, o sedentarismo, como problema, é definido como a falta da prática de exercícios físicos de forma suficiente na vida de um indivíduo. Portanto, é possível deduzir que, com o sedentarismo, existem fatores de risco associados. Podendo causar e agravar diversos problemas de saúde, entre as principais consequências do sedentarismo estão à obesidade, baixa resistência, perda de massa muscular, cansaço, dores articulares e musculares, pressão alta, diabetes, alto nível de estresse, má postura, metabolismo lento, osteoporose, baixa autoestima entre outros.
→ Benefícios da prática de exercícios:
→ Redução e manutenção do peso;
→ Aumento de desempenho;
→ Aumento da eficiência cardíaca e pulmonar;
→ Melhora do colesterol;
→ Ossos mais fortes;
→ Diminuição da pressão sanguínea;
→ Redução da ansiedade;
→ Melhora da auto-imagem.
BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA SEDENTÁRIOS
Atualmente a atividade física de forma generalizada se torna cada vez mais acessível ao público, com o aumento do número de academias, clubes, condomínios, que incluem a sala de musculação, a presença do Personal Trainer, contribuindo cada vez mais para