Security officer
Semestre: 01/2012
Curso: Segurança da Informação
Disciplina: Redação e Interpretação
Professor: Lauro Edson da Cás
Aluno: Salvador A.D.Oliveira
Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha
Introdução
O presente trabalho visa apresentar o profissional de Segurança da Informação, mostrando algumas de suas atribuições e deveres, tendo em vista seu espaço cada vez maior no mercado de trabalho, tornando-se indispensável em todos os cenários em que a tecnologia está presente.
1. Security Officer- o profissional de segurança
O profissional de segurança da informação surge nesta área de tecnologia com grande importância para as organizações, em um cenário mundial em que a dependência da informática cresce diariamente e o número de ameaças virtuais e os casos de invasões à ambientes informatizados aumentam exponencialmente.
Cresce neste contexto a importância do Security Officer, este profissional responsável por gerir a segurança da informação, com conhecimento profundo sobre o negócio da organização, seu plano de negócios, modelos de gestão, tecnologias disponíveis e obviamente, conhecimentos em Segurança da Informação.
Na estrutura organizacional, a área de segurança da informação deve ser independente da corporação, ligado diretamente a diretoria e/ou à presidência. Sua função é manter e garantir que a politica de segurança esteja sendo realmente seguida pela organização.
Para que o conceito e funcionalidade desse profissional seja eficazmente instituído e funcione adequadamente, as organizações devem adequar suas estruturas hierárquicas de forma a contemplar dois importantes comitês que suportarão as atividades do gestor da área de segurança da informação. São os chamados comitês corporativos e interdepartamentais de segurança.
1.1 Comitê Corporativo
As atividades deste comitê incluem a definição das responsabilidades de planejamento, execução e monitoramento da área de segurança da informação, de forma a garantir o acesso aos principais