Sectarismo
Posicionamento filosófico em que uma teoria - qual um dogma - é admitida sem contestação, configurando intolerância e intransigência de sua linha de pensamento.
O termo sectarismo (usado geralmente com conotação negativa e pejorativa) vem do latim sectariu, que em sentido estrito se aplica ao seguidor de uma seita, mas pode também denotar zelo ou apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas, religiões e grupos ideológicos são obstinados e inflexíveis na defesa de suas doutrinas. O termo vale também para o indivíduo fechado ao diálogo.
• Adj. Relativo a seita.
• Adj. e s.m. Que ou aquele que pertence a uma seita; seguidor, sequaz, partidário.
• Algumas atitudes de grupos ideológicos e religiosos podem ter comportamentos sectários na defesa ferrenha de seus ideais. Pessoa não aberta ao diálogo.
• Fig. Que ou aquele que defende obstinadamente um ponto de vista extremado ou posições políticas, religiosas ou teóricas intransigentes e polarizadas: posição sectária; os sectários do nazismo.
Sectarismo religioso
O sectarismo está presente em todo o mundo. Onde quer que pessoas de diferentes religiões vivam em estreita proximidade, o sectarismo religioso pode ser encontrado em diferentes formas e graus. Em algumas áreas, grupos religiosos (por exemplo, católicos e protestantes cristãos), agora convivem pacificamente a maior parte do tempo. Mas no Islã, em vários períodos, tem havido conflitos entre sunitas e xiitas: os xiitas consideram os sunitas condenados, devido à sua recusa em aceitar Ali como o primeiro califa e todos seus descendentes como infalível e divinamente guiados. Muitos líderes religiosos sunitas, incluindo aqueles inspirados pelo Wahhabismo e outras ideologias, declararam os xiitas hereges e / ou apóstatas.