SEcretariado
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
AS MUDANÇAS NA PROFISSÃO E O PERFIL DA SECRETÁRIA
Atualmente, não há nada de novo quando se faia em mudança, mas é impressionante a velocidade com que as coisas mudam. Muitas vezes não há tempo nem para observá-la, apenas constatá-la. A veloz e constante mudança consequente da globalização resultou em transformações no ambiente empresarial, decorrentes da abertura do mercado e dos altos padrões exigidos pelos clientes.
Essas transformações fizeram com que as empresas repensassem suas estruturas, estratégias, relações com clientes, fornecedores e funcionários, responsabilidade social, competências e habilidades de seus recursos humanos e redefinissem seus mercados com a finalidade de se manterem competitivas. A partir dos anos de 1980, essas mudanças foram mais intensificadas, obrigando as empresas, os gestores e os empregados a se adequarem à lógica dominante. Cada vez mais as organizações necessitam que seus profissionais se qualifiquem no menor tempo possível, a fim de acompanhar o ritmo acelerado das mudanças.
A secretária deve estar atenta às mudanças, interpretar e identificar as novas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho, resultado da globalização, com o objetivo de se manter empregável.
Lembramos que em meados da década de 1980, o idioma inglês era considerado um diferencial competitivo para a secretária que dominava essa língua estrangeira. Era comum encontrar anúncios de emprego para secretária com a seguinte expressão: inglês desejável. Na atualidade, a língua inglesa passou a ser um pré-requisito para o profissional que deseja exercer a profissão. Observamos que algumas empresas já exigem o mandarim. O diferencial competitivo hoje reside na capacidade que a secretária tem de manter uma postura proativa e antecipar-se aos acontecimentos.
Nas duas últimas décadas, a profissão que mais sofreu mudanças decorrentes da tecnologia e, principalmente, da informática foi a