henry fayol
Certos autores discutem se a função de organização que, embora não seja menos importante em relação ás outras, não poderia ser considerada como parte da função de planejamento, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da organização na forma de organogramas de definições de relações hierárquicas e funcionais descritos de cargos e funções.
É através da função de organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho.
Materializa no organograma e descrições de funções das diversas unidades orgânicas do sistema-empresa, em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas se administração.
O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional visando a melhor combinação dos recursos disponíveis na busca por resultados.
As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de gerência das organizações, também denominado subsistema gerencial basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais.
Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização.
Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de planejamento que por definição precede a ação, de fato no principio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, esta algum tipo de planejamento.
O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, internalizado ou internalizado e a curto, médio, longo prazo.
Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é internalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu