Secadora de madeira
Aula Prática
Secadora de Alvenaria e Metálica
I. Introdução
A secagem é hoje reconhecida como um elemento vital que deve ser agregada ao processamento da madeira sólida, existindo atualmente uma forte ênfase em melhorar a qualidade de secagem bem como reduzir seus custos. A principal razão para secagem da madeira é assegurar de que a madeira seja dimensionalmente tão estável quanto antes do uso em uma estrutura ou item manufaturado (SEVERO, 2000).
Em cumprimento com a disciplina de Secagem e Preservação da Madeira, foi realizada a segunda aula prática para os alunos observarem as diferentes características de uma secadora de alvenaria e uma metálica. Para isso, os estudantes fizeram uma visita ao Laboratório de Produtos Florestais, situado no IBAMA da L4 norte.
A secagem é considerada a fase mais importante dentro de todo o processo de beneficiamento da madeira. É nesta fase que se define a qualidade final da madeira, e onde se pode intervir de forma que não se prejudique a matéria-prima que além de custar caro, já passou por outros processos e custos, para chegar até um secador (Revista da Madeira, 2004).
A secagem da madeira é um dos processos mais importantes na fase de industrialização da mesma. A agregação de valor pela secagem adequada tem sido alvo de pesquisa ao longo dos anos. Sua secagem apresenta importantes vantagens:
• Substancial redução de peso, com consequente redução nos custos de transporte;
• Aumento da resistência a fungos, bolores e insetos;
• As contrações que acompanham o processo de secagem ocorrem antes dela ser transformada em seu produto final;
• Melhora suas propriedades mecânicas, facilita a união com pregos, parafusos ou colas, favorece o recebimento de pinturas e outros acabamentos;
• Passa a ser isolante térmico e elétrico;
• Pode ser facilmente torneada, fresada, lixada, etc. Neste cenário sua rápida transformação de árvore em produto final deve ser cada vez mais exigida. Por isto a utilização da