Gestao executiva
GLORIA DOS SANTOS DE FREITAS
GESTÃO EXECUTIVA
Estudo de caso: Foxconn
Cuiabá
2011
GLORIA DOS SANTOS DE FREITAS
GESTÃO EXECUTIVA
Estudo de caso: Foxconn
Trabalho multidisciplinar apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, às Disciplinas Negócios Internacionais, Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Projetos e Pesquisa em Negócios, sob a orientação dos Professores: Ricardo Belinski, Luciane Soutello Koetz, Rinaldo Lima e Henry Nonaka.
Cuiabá
2011
SUMÁRIO
1 Etapa I - Estratégia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil
2 Etapa – Pesquisa sobre ética e imagem corporativa
3 Etapa – Pesquisa Prática
4 Etapa – Gestão de Projetos
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
7 ANEXO 1 – QUESTIONÁRIO
GESTÃO EXECUTIVA
(Estudo de caso: Foxconn)
Etapa I - Estratégia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil
A Foxconn produz vários produtos tecnológicos, dentre estes o Ipad da Apple, também possui fábricas em três cidades brasileiras, planejando a montagem de uma nova planta dentro da unidade fabril já existente com o intuito de garantir seu segredo de produção industrial.
Sua justificativa é que o potencial de geração de empregos, intercâmbio e aprendizado de tecnologia, aumento no número de negócios diretos e indiretos fazem do Brasil um país totalmente positivo. Vimos que na China a Foxconn apresenta um significativo número de suicídios entre os funcionários da empresa, o que poderá denegrir a sua imagem junto à comunidade onde se encontra instalada, bem como em outros países, necessitando assim que se faça um estudo sobre suas estratégias de negócios, para que o Brasil não sofra os impactos negativos na instalação da empresa no país, pagando pelo desenvolvimento sócio econômico e social.
Assim podemos