Se você fosse o diretor de rh, como procederia nessa situação?
Uma vez que a empresa deve se preocupar em integrar os funcionários à cultura da empresa e também em promover a integração entre os mesmos o processo de socialização, é imprescindível a análise da cultura e do clima organizacional, principalmente nesta fase pós-fusão das entidades. O programa de integração pode ter as seguintes alternativas:
Formal ou informal: Utiliza-se a socialização formal, quando o novo funcionário é diferenciado para tornar explícito o seu papel de ingressante. A socialização informal coloca o novo funcionário imediatamente em seu cargo com pouca ou nenhuma atenção especial. Individual ou coletivo: Os novos membros podem ser socializados individualmente ou agrupados e processados através de um conjunto idêntico de experiências, como no serviço militar.
Uniforme ou variável: O programa fixo estabelece estágios padronizados de transição da etapa de entrante para a etapa de funcionário. O programa variável não prevê nenhum programa da em presa quanto aos passos da integração.
Seriado ou randômico: A socialização seriada utiliza papéis que treinam e encorajam o novo funcionário, como nos programas de aprendizagem e de tutoração. A socialização randômica não utiliza papéis e os novos funcionários ficam à vontade para atuar por sua própria conta.
Reforço ou eliminação: A socialização por reforço confirma e apóia certas qualidades e qualificações do novo funcionário como ingredientes necessários para o sucesso no cargo. A socialização por eliminação tenta eliminar ou neutralizar certas características indesejáveis do recrutamento e adaptá-lo ao novo papel a ser