se preparando
Para pleitear uma negociação salarial, é preciso ter argumentos concretos e preparação(planejamento). No caso da situação problema proposta na ATPS, o “não”, provavelmente, nunca seria a resposta desejada. Mas um bom negociador deve ter uma alternativa, ou um plano “B” para qualquer situação. Transformando isso em uma resposta positiva. O gestor pode ser pego de surpresa e não ter tempo de pensar em qual a melhor desculpapara NÃO dar o aumento, então as palavras podem ser desmedidas e deixar o funcionário em estado de “choque”. A reação teria que ser controlada e, por meio disso, partir para saber o porquê da resposta negativa.
Em uma negociação salarial, é importantíssimo ser sincero e não ter vergonha de dizer o querealmente se quer; expor as qualidades (sem exageros); deixar sempre bem claro anecessidade de crescimento e desenvolvimento profissional na empresa.
Fazer uma pesquisa de mercado antes desse momento também ajuda. Vale consultar cadernosde empregos dos jornais, falar com amigos ou familiares que exerçam a mesma função. Assimcomo refazer o currículo comparando-o com os de outros profissionais. Estar preparado ecercado de todas as informações possíveis antes de negociar o salário.
Para melhor administrar a situação e seus imprevistos, deve-se estar preparado antes,tentando entender o lado do gestor e de como a situação pode ser contornada.
O ideal é colocar argumentos na mesa e não deixar brechas para possíveis perguntasinesperadas. Assim como destacar os pontos fortes do último ano e como foi o desempenhode funções de alta responsabilidade, a dedicação à empresa ou, até mesmo, como colaborarainda mais e melhor adquirindo um incentivo e reconhecimentos.
2.1 Alguns questionamentos importantes para a negociação (planejamento):
2.1.1 Qual a importância do dinheiro para sua vida (particular)?
Realmente, essa pergunta é importante, pois nela que basearemos a nossa preparação.