sdsdsds
Para o preparo da solução, calcula-se a quantidade de mol de NaOH posteriormente a massa do mesmo em 200ml de água.
2mols - 1000 m x - 200 ml
x = 0,4 mos de NaOH para 200 ml de água.
Em gramas:
1 mol NaOH - 40 gramas
0,4 mols NaOH - x
x = 16 gramas de NaOH.
Com a massa de NaOH, vereifica-se numa balança analítica e após a medição mistura-se a quantidade de NaOH num béquer com um pouco de água depois transfere-se para um balão volumétrico adicionando água até os 200ml.
5.Preparo do HCl (10)
Cálculo para obter a quantidade em mol de HCl nos 200ml de água:
1000 ml - 0,5 mol
200 ml - x
x = 0,1 mol de HCl.
Cálculo para obter o volume da solução de concentração 12mol/l com 0,1mol:
12 mols - 1000 ml
0,1 mol - x
x = 8,33 ml.
Transfere-se os 8,33ml para um béquer e depois para um balão volumétrico adicionando água até os 200ml
6.Conclusão
O trabalho num laboratório de química requer instrumentos e aparelhos adequados de medidas e manuseio dos objetos e produtos químicos.Ao realizarmos as medições e verificações, percebemos que alguns instrumentos são mais precisos do que outros, tais quais as pipetas volumétricas e a bureta, devido às suas escalas com menor divisão comparadas às outras vidrarias.Já o béquer, por exemplo, não é adequado para realizar medições precisas sendo a sua função basicamente de armazenamento de substâncias.
Observou- se que o trabalho com estimativas não pode ser utilizado no estudo da química. Por isso, foram desenvolvidos aparelhos capazes de fazer medições precisas. A necessidade precisão determina com qual aparelho deve-se trabalhar.
O experimento mostrou que as pipetas e bureta são mais precisas em relação a proveta sendo as primeiras melhores para se fazer medidas com precisão.