sdsdsdds
336 palavras
2 páginas
1ª Semana de postagem:Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
- O senso comum é um conhecimento baseado em aprendizado acumulado em gerações anteriores, assistemática da realidade e surgiu da tentativa do homem de resolver os problemas da vida diariamente.
- O pensamento científico é um conhecimento que resulta de investigações metódicas e sistemáticas da realidade, e que também transcende os fatos e os fenômenos em si.
Exemplo 1: No senso comum os franceses, da época de Napoleão, acreditavam que a terra era plana e que se tentassem atravessar o mar eles cairiam em um abismo. Mas veio Napoleão e com seu pensamento científico provou que a terra era redonda quando saiu em suas caravelas e retornou.
Exemplo 2: No senso comum acreditasse que tomar leite e comer uma manga faz mal, Algo que não passa de crendices. E pensamento científico seriam os remédios que nos são prescritos por médicos legalmente constituídos.
Questão de Múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão? Na natureza tudo se cria, tudo se transforma? E a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
e) Generalidade e Objetividade.
- Generalidade: Estabelecem leis universais de causa e efeito que explicam fenômenos invariáveis.
- Objetividade: A mesma experiência pode ser repetida e