Sdsdsd
São elementos de máquinas usados em uniões provisórias ou desmontáveis, ou seja, quando permitem a desmontagem e montagem com facilidade sem danificar as pecas componentes.
Exemplo: a união das rodas do automóvel por meio de parafusos.
Rosca
Rosca é uma saliência de perfil constante, helicoidal, que se desenvolve de forma uniforme, externa ou internamente, ao redor de uma superfície cilíndrica ou cônica. Essa saliência é denominada filete.
Parafusos são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos de máquina.
Por sua importância, a especificação completa de um parafuso (e sua respectiva porca quando necessário) engloba os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja: material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.
Formas padronizadas de roscas
Roscas podem ser externas (parafusos) ou internas (porcas ou furos rosqueados). No início, cada um dos principais países fabricantes tinham seus padrões de roscas, porém após a Segunda Guerra Mundial, foram padronizadas na
Inglaterra, no Canadá e nos Estados Unidos e hoje se conhece como série Unified
National Standard (UNS).
O padrão europeu de roscas é definido pela norma ISO (International
Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização).
Embora os dois sistemas utilizem um ângulo de filetes de roscas de 60º e definam o tamanho da mesma pelo diâmetro nominal externo (diâmetro máximo) da rosca externa, não são intercambiáveis entre si. Isso porque as dimensões pela norma ISO são dadas em milímetros e pela norma UNS são dadas em polegadas.
Outro padrão de roscas bastante usado no Brasil e a norma Withworth (norma inglesa), que é definida pelo diâmetro do parafuso em polegadas e a rosca e medida em fios por polegada.
Parafusos
O parafuso é formado por um corpo cilíndrico roscado e por uma cabeça que pode ser hexagonal, sextavada, quadrada ou redonda.
cabeça