sddfsdfs
936 palavras
4 páginas
Quartos• Ambientação e circulação
Os dormitórios devem ter uma circulação livre e desimpedida que respeite as distâncias que garantem movimento até mesmo no escuro. Deve-se considerar a localização da porta para garantir um melhor aproveitamento interno e privacidade.
Quartos bem estruturados devem acesso e comunicação facilitados ao banheiro ou tê-lo contíguo ao quarto, no caso seria uma suíte.
Para maior conforto, recomenda-se que as áreas de vestir sejam intercaladas entre o dormitório e ao banheiro.
O roupeiro não deve ficar situado junto à parede exterior, assim evitando a umidade e a condensação.
Quanto ao arranjo da cama, deve-se evitar situá-la junto à parede exterior e debaixo da janela, para evitar correntes de ar. Também é recomendado evitar que sua parte lateral seja encostada a parede, pois dificulta o trabalho diário do seu arranjo.
A distância ideal para circulação entre a cama e a marcenaria mínima é de 55 cm, mas é aconselhável 60 cm.
• Ventilação
A ventilação é importante não só pelas questões de temperatura, mas também para manter a salubridade do local.
A entrada do sol da manhã deve estar favorecida pelas janelas, e as mesmas devem bloquear o sol da tarde.
A ventilação natural é ideal, mas quando não for possível, é melhor que opte por ventiladores de teto para favorecer o movimento do ar.
• Iluminação
A iluminação de um quarto não deve se restringir a apenas um tipo. Isso porque existem diferentes momentos que requerem diferentes tipos de luz. A luz veste o quarto e precisa se adaptar as diferentes atividades, portando é recomendado o uso de dimmer para ajustar a intensidade da luz.
A iluminação de quarto perfeita aumenta a sensação de descanso e relaxamento com luz suave que não seja muito brilhante, e fixações usadas que facultem pequenos pontos de luz brilhante para leitura.
Como luz geral, o ideal é que tenha uma luz de teto. Para leitura, é preciso de uma iluminaria para ter luz direcionada. A para tornar o