sdasdsa
(Did Hyman Minsky find the secret financial crashes?
BBC News Magazine – 20 março 2014
Disponível em http://www.bbc.com/news/magazine-26680993)
O economista americano Hyman Minsky, morto em 1996, cresceu durante a Grande Depressão, um evento que marcou suas visões e o lançou numa cruzada para explicar como isso aconteceu e como seria possível prevenir uma repetição, escreve Duncan Weldon.
Minsky, durante sua vida, não obteve reconhecimento, mas suas ideias de repente ganharam notoriedade com a crise financeira de 2007-08. Para muitos, pareceu que elas ofereciam uma das explicações mais plausíveis sobre porque isto aconteceu.
Seus livros, desde muito fora de edição, de repente tiveram muita demanda, com cópias sendo negociadas por centenas de dólares – nada mal para escritos densos com títulos como Estabilizando uma Economia Instável.
Seniors de bancos centrais, incluindo a presidente do US Federal Reserve Janet Yellen e o do Banco da Inglaterra Mervyn King, começaram a citar suas ideias. O economista ganhador do Prêmio Nobel Paul Krugman titulou um longo discurso sobre a crise financeira: A Noite em que Eles Releram Minsky.
Aqui estão cinco de suas ideias.
Estabilidade é desestabilizante
A ideia central de Minsky é tão simples que poderia ser escrita numa camiseta com apenas três palavras: “Estabilidade é desestabilizante”.
A maioria dos macroeconomistas trabalha com o que eles chamam “modelos de equilíbrio” – a ideia é que uma economia de mercado moderna é fundamentalmente estável. Isso não quer dizer que nada nunca muda, mas que cresce seguindo um caminho de estabilidade.
Para gerar uma crise econômica ou um boom repentino é preciso que ocorra algum tipo de choque externo – seja um aumento do preço do petróleo, uma guerra ou a invenção da internet.
Minsky discorda. Ele pensava que o próprio sistema poderia gerar choques através de sua dinâmica interna. Ele acreditava que