Resumo- Um passeio pelo mundo dos burgueses.rtf transferido com sucesso
1093 palavras
5 páginas
Um passeio pelo mundo dos grandes burguesesIndividualismo para os outros; proteção e Estado de bem-estar para si a: grande burguesia comporta-se como um grupo unido que assume suas alianças, seus modos de vida, a educação dos futuros herdeiros
Portes-en-Ré, uma ilha dentro da ilha. Uma comunidade que tornou-se um dos lugares de encontro das famílias da burguesia.
As formas de manter e apresentar o corpo, é a primeira coisa que se nota. Corpos bronzeados, retos e arrumados, das crianças aos idosos. Todos se conhecem. Todos se cumprimentam. Uma sociedade feliz, e por estar reunida e poder ser ela mesma, protegida dos olhares importunos.
Num “entre os seus” sempre cuidadosamente controlado, os membros da alta burguesia frequentam os mesmos lugares, numa quadrilha de ritmo marcado pela estação, a idade ou as obrigações profissionais, de modo que os salões parisienses formam um vasto espaço quase público para a boa sociedade, que nele vive entre iguais com o mesmo prazer.
Multiterritorialidade
As famílias da alta burguesia têm uma característica recorrente a multiterritorialidade. Sua vida se passa em várias residências (apartamento parisiense, casa da família ou castelo no interior...). O duque de Brissac assim criticava a esterilizante postura caseira dos assalariados: “Eles são sedentários e grudam no lugar em que vivem como mariscos na pedra”, escreveu em 1986. Grande viajante, politécnico, o duque ficou irritadíssimo com os trabalhadores demitidos que se recusavam a aceitar o emprego oferecido em províncias distantes, pondo em risco a empresa, já que ele próprio nunca hesitou em percorrer a França e o mundo, praticando a caça, e participando de cruzeiros mundanos, importantes locais de gestão do capital social, uma das riquezas dessa classe.
O duque, porém, tinha sempre uma casa da família para recarregar as forças.
Fazer o inventário dos participantes de funerais, cerimônias de casamento, conselhos de administração, jantares e outras festividades