sdasd
Turma: N2
1) O modo que as pessoas do Judiciário demoram para pronunciar um discurso que poderia ser resumido em poucas palavras “o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer” e os advogados de defesa usam uma linguagem diferente, que faz com que pessoas que não são conhecedoras do judiciário, mudem facilmente o lado que ela acha ser o certo “ Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”.
No excesso de tanta fala o revisor Ricardo tende a usar uma estratégia para aumentar o tempo que se especula para não realizar o seu voto, tendo em vista que seu colega Cezar irá aposentar, com isso há encontra-se sons repetitivos na maioria dos ministros “No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros”. No entanto, quando há um grande espaço em um período de tempo em procedimentos do órgão mais o habito de falar muito fora deles, têm-se ministros falando de qualquer assunto dizendo que prestavam conta para o poder Judiciário, deixando ele aberto as pessoas “à prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado”.
2-3) Podemos inferir, com base nas informações explícitas nos dois trechos, que o pronunciamento de Abraham Lincoln foi direto e rápido, sendo assim considerado a maior peça oratória por ter dito o que era necessário , reduzindo a morosidade do discurso. O benefício seria bem maior se a lentidão judicial fosse mudada por uma disciplina retórica objetiva, direta, rápida, concreta e utilizando poucas palavras. Certas informações presentes no trecho são associadas a nossos conhecimentos socioculturais sobre o comportamento das pessoas que nos permitem construir uma avaliação a respeito de pessoas