psicologia social e seus conceitos
Serviço Social
Psicologia Social
Alunos:
Alessandra Rodrigues da Silva RA 7930698133
Débora Cristina da Silva Pavani RA 6790406876
Isabel Cristina Porcidonio RA 7759668764
Nivalda Ferreira de Aguiar RA 6367207480
Wandercéia de Souza Xavier RA 7377567933
Professora: Priscila Pitanga
Psicologia Social- Conceitos sobre Humilhação Social e Invisibilidade Pública
Sorocaba Abril / 2014
Humilhação Social- um problema político em psicologia
A humilhação social é sem duvida um fenômeno histórico, humilhação crônica longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais é o efeito da desigualdade política, recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo, da relação entre os indivíduos, da iniciativa e da palavra. Mas é também de dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação vale como uma modalidade de angustia e nesta medida assume internamente o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado.
O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade de uma situação reconhecível nele mesmo e também em seu mundo.
A humilhação age destrutivamente pelos dois extremos do psiquismo. Comparece pelo lado dos enigmas que nos vem ferir, que infestam a subjetividade e nela se inscrevem como fonte de processos inconscientes, processos primários, pulsão, angústia. E comparece pelo lado da alavanca que vem em companhia dos outros, desmontando-a, roubando do humilhado o reconhecimento do outro, o reconhecimento de sua dignidade. Este fator caracteriza assiduamente a psicologia do oprimido: desencadeiam afetos vertiginosos, afetos sem nome, as formas deste desencadeamento podem variar: são lágrimas, o emudeci mento, o