Scrum
ELISANGELA FABIANDA RODRIGUES
RENATO PEREIRA DA CRUZ
Belo Horizonte
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE
JULIO CÉSAR SANTOS VIEIRA
ELISANGELA FABIANDA RODRIGUES
RENATO PEREIRA DA CRUZ
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
Periodicamente o Standish Group, um instituto de pesquisa americano, que atua no mercado de TI, publica o relatório Chaos Sumary Report, que mostra como anda o processo de desenvolvimento de software no mundo, e para entender como o Standish Group faz esta avaliação, é preciso entender três conceitos, que o próprio instituto usa como espécie de Status final de projetos de TI, que são:
1- Um projeto é considerado bem sucedido se foi entregue no prazo, dentro do orçamento e com os atributos e funcionalidades originalmente previstos.
2- Um projeto é considerado fracassado se for cancelado antes de sua finalização ou nunca for utilizado após sua conclusão; e.
3- Um projeto é considerado contestado se for entregue depois do prazo, acima do orçamento ou com menos atributo e funcionalidades que originalmente previstos.
Vistas estas três definições, o ultimo relatório apontou em 2013, uma melhora no desempenho de projetos bem sucedidos que subiram de 29% em 2004 para 39% em 2012, e os projetos cancelados caíram de 53% para 43% no mesmo período. O próprio instituto afirmou categoricamente após uma intensa investigação de que o segredo para o sucesso dos projetos é a adoção da grande maioria das empresas a Métodos Ágeis de desenvolvimento sendo o Scrum o mais adotado entre eles. Este framework tem como um dos principais objetivos impor limites no tamanho e complexidade do projeto. Estes dois fatores segundo O Standish Group triunfam sobre todos os outros fatores. Considerando-se o tamanho e complexidade como os principais fatores de sucesso.
Scrum