SCM - CADEIA DE sUPRIMENTOS
Maria Monique de Almada Souza
R.A.
1436262-4
R.A. Curso:
MBA EM LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
Disciplina:
A cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos, maneiras, abordagens, diretos ou indiretos utilizados para integração de todos os setores da cadeia logística. Podem ser citados fornecedores, fabricantes, depósitos, transportadoras, armazéns e cliente final, todos envolvidos trabalhando para cumprir com o objetivo de sua empresa; e integrados em prol de minimizar os custos logísticos ao longo e atender com excelência o cliente.
A cadeia se inicia quando existe a necessidade do cliente de obter um produto ou serviço, assim começa um ciclo dinâmico com um fluxo muito grande de informações. O cliente é um item fundamental, essencial na cadeia de suprimentos, ou seja, todo o fluxo gira para satisfazer as necessidades destes que o gerador de lucros da empresa. Desta forma, todos os processos devem ser acompanhados para verificar se os objetivos planejados, no início do negócio estão sendo alcançados. Todavia, muitas vezes gerenciar este processo se torna algo difícil, pois em alguns casos, pode ocorrer que parte da cadeia seja terceirizada, não ocorrendo o controle pelo gestor da cadeia.Com isso começam os obstáculos para o gerenciamento.
Para facilitar o trabalho da gestão e todo o desenvolvimento do fluxo, faz se necessário que a integração dos setores de fato ocorra. Existe a necessidade de todos campos sejam gerenciados e monitorados de maneira minuciosa, desde o fornecedor até o cliente que recebe o produto final. O planejamento é o ponta pé do cliclo, todo o gerenciamento deve se iniciar através dele, pois desta maneira facilita a rotina do gestor. Unido a esta questão, a comunicação é outro item que tem influência diretamente no poder de decisão de quem comanda, a informação real, precisa e no momento exato é de extrema importância para muitas vezes prever problemas que podem ocorrer ou até mesmo