SCM 1
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Igor Motta,
Jaqueline Inês Erthal,
Maicon de Oliveira,
Matheus Matos e
Tatiele de Souza
Bento Gonçalves - 2014
1. Introdução:
A logística está presente em praticamente todos os produtos e serviços presentes no mercado. Seja ao comprar pão na padaria da esquina ou ao comprar um novo smartphone que ainda nem foi lançado no país em uma loja virtual. Mas a maneira de como esse produto chega ao consumidor envolve uma série de processos desde o planejamento da matéria-prima necessária, passando pela produção desse produto até o momento em que o consumidor o adquire. Esses processos devem ser bem planejados e executados de forma que o produto esteja disponível onde e quando o cliente precisar.
Tais processos formam a cadeia de suprimentos, sendo esses têm uma sequência e formam um ciclo contínuo. Cada processo tem suas etapas e um fluxo que também tem uma sequência lógica, entretanto essas etapas podem variar de acordo com o produto ou a estratégia da empresa.
Deste modo, este trabalho terá como objetivo pesquisar quais são os processos da cadeia de suprimentos e quais são as suas etapas. Para tanto, será abordado o conceito de cadeia de suprimentos, seu objetivo, seus estágios, o processo de planejamento de cada estágio e as etapas de cada estágio. Para alcançar esses objetivos, será utilizada a pesquisa exploratória em fontes bibliográficas para buscar conceitos, definições e teorias necessárias para a compreensão do assunto.
“Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009)
Gestão de Cadeia de Suprimentos:
A cadeia de suprimentos é um conjunto de processos pelo qual o produto percorre até chegar ao consumidor. Todas as atividades inseridas nessa cadeia com a