Schistossoma Mansoni - ciclo
Doença conhecida por esquistossomose, sinonímia Xistose ou barriga d água, maior incidência nos países subdesenvolvidos , que não possuem saneamento básico e também por uma questão cultural, seu ciclo biológico é heteroxeno pois precisa de mais de um hospedeiro para completar seu ciclo.
Hospedeiro intermediário – gênero Biomphalaria , caramujo Biomphalaria, espécie Glabrata, Stramínea e Tenagophila encontrada no Brasil.
Critérios para que possa desenvolver o parasita - Encontrado em água doce, parada ou pouco corrente , temperatura entre 20° a 25°, vivem de preferencia em aguas rasas, leito lodoso ou rochoso, vegetação enraizada ou flutuante próxima das margens. O que se observa é que o parasita precisa dessas condições, porém nem todo caramujo é do gênero Biomphalaria , caso não seja deste gênero o ciclo não completa pois precisa do hospedeiro intermediário que neste caso é o caramujo Biomphalaria.
Habitat- Os vermes são encontrados nas veias mesentéricas do intestino grosso, causando anorexia ,diarreia , cólica , dor abdominal , podendo observar o que chamam de barriga d água. O verme adulto tem o canal ginecóforo onde está inserido a fêmea , quando o macho encontra a fêmea eles vão se reproduzir , fazendo a ovoposição que ocorre nas vênulas ( veias pequenas , de baixo calibre ) que provoca uma inflamação e gera as dores no seu hospedeiro. O hospedeiro intermediário é a Biomphalaria e o hospedeiro definitivo é o homem podendo albergar os animais, mamíferos, aves e etc.
Forma infectante do hospedeiro definitivo – Cércárias via cutânea , se aloja no intestino, nas veias mesentéricas e começam a se reproduzir e automaticamente produzir ovos( miracídios ) que serão liberados através das fezes.
Morfologia – Trematódeo com formato alongado , se alimenta de sangue ( sangue venoso nas veias mesentéricas ) , tegumento ( reveste o microorganismo ) em formato de espinhos , possuem ventosa oral e ventral que servem para se alimentar