Sba - small business act para a europa
Gerir a transição para uma economia baseada no conhecimento, é hoje, o principal desafio para a União Europeia. O êxito assegurará uma economia de concorrência e dinamismo com mais e melhores empregos e com um nível mais elevado de coesão social.
Num contexto global caracterizado por mutações estruturais contínuas e pressões competitivas acentuadas, o papel das Pequenas e Médias Empresas (PME) na nossa sociedade, tornará a Europa mais dinâmica para enfrentar a incerteza levantada neste mundo globalizado no qual vivemos.
A iniciativa intitulada “Small Business Act” (SBA) para a Europa cria um quadro estratégico para a exploração mais eficaz do potencial de crescimento e de inovação das Pequenas e Médias Empresas. Esta iniciativa reflete a vontade política da Comissão para reconhecer o papel central das pequenas e Médias Empresas na economia da União Europeia e pela primeira vez coloca em prática um quadro global de política das Pequenas e Médias Empresas para a União Europeia e para os seus Estados Membros, devendo as políticas comunitárias e nacionais ter devidamente em conta o papel das Pequenas e Médias Empresas no crescimento económico e na criação de emprego.
A Small Business Act (SBA) visa criar as condições favoráveis ao crescimento e à competitividade sustentável da União Europeia e, a sua transição para uma economia baseada no conhecimento.
A Small Business Act (SBA), visa ainda, melhorar a abordagem global do empreendedorismo, cujo principio assenta na formulação de políticas de regulação ao serviço público, de forma a promover o crescimento das Pequenas e Médias Empresas, ajudando-as a abordar os problemas que ainda travam o seu desenvolvimento. Este procedimento aplica-se a todas as empresas independentes que empregam menos de 250 empregados, ou seja, 99% de todas as empresas europeias, das quais 92% são micro-empresas que fornecem mais de dois terços do emprego no setor privado, desempenham um papel