Saúde e estresse
Esse tema ainda é alvo de muitas discussões, visto que, o significado da palavra saúde é muito abrangente, pois, pode ser representada de várias formas, desde uma pessoa apta a prática de exercícios físicos á outra pessoa que se sente muito bem apenas observando essa prática. Esse pensamento se estende as doenças, onde o estresse pode ser considerado o estopim do desencadeamento de doenças para uns, mas, para outros é apenas uma das consequências do trabalho exacerbado.
Diversos estudos e discussões criaram diferentes modelos (que explicam esse processo que relaciona saúde, doença e cuidado) para tentar unir as diversas opiniões e através disso encontrar um ponto em comum para uma melhoria no entendimento desse assunto. No ponto de vista do Xanatismo, essa relação do cuidar era predominante na Antiguidade e uma pessoa doente era vista como transgressora da natureza. No modelo Holístico, a doença era vista como consequência de um desequilíbrio interno do organismo humano, e isto está relacionado com astros ou até mesmo o clima. O modelo empírico racional não difere muito do anteriormente citado, mas nele elementos com terra, fogo e ar também eram considerados como fatores de tal desequilíbrio entre saúde e doença. Para que a saúde seja compreendida mais a fundo é necessário ter conhecimento sobre as relações entre saúde, doença e os cuidados que devem ser tomados. Em contrapartida também deve ser abordado à necessidade de uma população e o domínio existente na organização dos seus serviços.
Esse tema ainda é alvo de muitas discussões, visto que, o significado da palavra saúde é muito abrangente, pois, pode ser representada de várias formas, desde uma pessoa apta a prática de