Saúde pública
Pós Graduação em Biomedicina estética – Goiânia/GO
Alunas: July Evelyn dos Santos Castro e Bruna Gabriela Cortez Gonçalves
Artigo 1
A toxina Botulínica tipo A para envelhecimento facial e usos estéticos
Introdução
A toxina botulínica é usada em tratamentos estéticos contra envelhecimento facial reduzindo as rugas através da paralisia transitória e reversível de músculos. Muitas estudos tem sido feito provando sua eficácia, estabelecendo indicações, doses e locais para aplicação.
Pré e pós procedimento
É de fundamental importancia discutir as expectativas, efeitos e possíveis efeitos colaterais com o paciente antes do tratamento, assim como tirar fotos. A pele deve ser higienizada com álcool isopropílico 70% ou iodo antes da aplicação. Pode ser aplicado anestésico tópico ou compressas geladas para minimizar o desconforto. Após o procedimento o paciente deve permanecer na posição vertical e evitar exercícios físicos intensos ou mexer a área de injetada para impedir a ação da toxina em músculos adjacentes.
Técnica
A restituição deve ser feita pouco antes da aplicação com soro fisiológico, porém algumas marcas permanecem seguras após 2-6 semanas após restituição. A diluição para fins cosméticos é de 1:10, porém volumes mais baixos resultariam numa maior concentração, reduzindo o risco de complicações e levando a uma técnica mais precisa. A injeção é feita em consultório com o paciente sentado. O paciente deve ser observado em repouso e com os músculos contraídos. Os locais de aplicação são avaliados e marcados. As injeções devem ser simétricas (locais e doses - exceto quando o paciente apresenta assimetrias). As injeções são superficiais.
Aplicações superiores no rosto
Glabela
Visa o músculo prócero e a ondulação da sobrancelha. São de 3 a 5 pontos. É administrada no meio do músculo corrugador e a agulha deve estar a 1 cm do aro orbital. Um ou dois pontos no prócero para as rugas horizontais da raiz do nariz. Para a