Estudo de caso: filme: o discurso do rei
Francisco Douglas Castro Costa²
Júlio Sales³
1 – DESCRIÇÃO DO CASO
A comunicação é algo de grande importância para as relações sociais. A forma como nos comunicamos, determina o conceito que as pessoas têm a nosso respeito. Sendo assim, quanto maior o domínio na comunicação, maior será o seu conceito perante a sociedade.
A necessidade pelo domínio da comunicação está relacionada ao papel de cada indivíduo na sociedade. Portanto, pessoas que desempenham cargos sociais de nível consideravelmente alto, devem dominar o poder da comunicação independentemente se seu discurso seja voltado para uma grande plateia, ou simplesmente uma reunião de negócios entre duas pessoas.
No filme “O Discurso do Rei”, é evidente a importância da comunicação, uma vez que o personagem Príncipe Albert, inicialmente duque de York e gago desde os 4 anos de idade, necessita fazer discursos para o público, seguindo o curso de um integrante da realeza britânica. No entanto, por ter o problema da gagueira, ele se vê numa situação bastante crítica, fazendo com o mesmo tenha que buscar ajuda para solucionar esse problema.
2 – IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
No filme já mencionado, o personagem principal, o Príncipe Albert, intimamente chamado de Berty, convive com sua gagueira desde os 4 anos de idade, um mal que atrapalha sua vida enquanto duque e posteriormente como rei.
Sendo assim ele percebe a necessidade em buscar formas para ajudar a acabar com esse mal, uma vez que em seu posto de duque e depois como rei, é totalmente necessário que o mesmo venha a dominar o poder da comunicação.
Com isso, a esposa de Berty, Elizabeth, o convence a iniciar um novo tratamento com o terapeuta de fala Lionel Logue. A partir daí ambos vivem várias situações que possibilitama superação do seu problema e a construção de uma grande amizade.
2.1 – DESCRIÇÃO DAS DECISÕES POSSÍVEIS
O tempo vai passando e a