saúde pública
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
IMPACTOS AMBIENTAIS
TRABALHO DE SAÚDE PÚBLICA
ANA PAULA DA SILVA MACHADO
Porto Velho
2014
2
1 INTRODUÇÃO
A evolução urbana e industrial de forma acelerada gerou um forte desequilíbrio ambiental, o que por sua vez resultou em impactos na saúde individual e coletiva, exigindo um novo modelo de vigilância à saúde.
3
2 IMPACTO AMBIENTAL
Impacto ambiental é todo efeito causado pela ação do homem sobre o meio ambiente ou decorrente de acidentes naturais.
2.1. OS IMPACTOS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL NA SAÚDE INDIVIDUAL
O desequilíbrio ambiental ocasiona doenças e problemas diversos na saúde individual, como “intoxicações químicas; câncer; malformação congênita; doenças neurológicas, imunológicas respiratórias; estresse; dependência de drogas; violência”.
(AUGUSTO, L. G. da S – 2003)1.
2.2. OS IMPACTOS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL NA SAÚDE DAS
POPULAÇÕES
Esses desequilíbrios podem afetar também a saúde das populações, como “aumento da violência urbana e rural; fome; infância desamparada; trabalho infantil; acidentes de trânsito e de trabalho; poluição do meio ambiente; degradação dos espaços urbanos...” (AUGUSTO, L. G. da S – 2003)1.levando à diminuição da qualidade de vida e colocando a vida do planeta em risco.
2.3. OS RISCOS AMBIENTAIS ADERIDOS ÀS AÇÕES DE SAÚDE
Os riscos ambientais devem ser aderidos às ações de saúde para que possam ser tratados como um problema à saúde, visando uma solução e controle dos efeitos causados. 4
2.4. VIGILÂNCIA AMBIENTAL ADERIDA AO SUS
A vigilância ambiental foi aderida ao SUS visando um avanço nas ações de promoção e proteção à saúde da população brasileira, com o objetivo de reduzir a exposição humana aos riscos ambientais.
5
3 CONCLUSÃO
Finalmente entendemos que a crise ambiental é gerada por nós mesmos e estamos procurando minimizar os efeitos causados por