Educaçao de jovens e adultos
Centro de Ciências Sociais
Curso de Pedagogia
Departamento de Educação I
Processos Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
Docente: José Fernando Manzke
Discente: Janaína da Silva Abreu
Resenha do texto: “Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto”, de Marta Kohl.
A autora começa o texto fazendo uma análise de como a psicologia tem abordado os estágios de desenvolvimento baseada nos processos de maturação biológica, onde todas as transformações que ocorrem com os indivíduos são similares para todos os membros da espécie humana. Ela destaca ainda a falta de uma psicologia satisfatória sobre o adulto e observa que a perspectiva generalizante que caracteriza a idade adulta somente como uma etapa psicológica de estabilidade e ausência de mudanças é inadequada, pois o adulto está inserido no mundo do trabalho, se relaciona amorosamente, educa seus filhos, possui projetos de vida. Portanto, todas essas experiências trazem consigo um grande potencial para profundas transformações.
Outro ponto levantado pela autora é a caracterização dos adultos trabalhadores que freqüentam cursos supletivos. Ela nos diz que “esses sujeitos adultos são trabalhadores, excluídos da escola regular, inseridos no mundo do trabalho em ocupações de baixa qualificação profissional e de baixa remuneração”. Eles diferem dos jovens freqüentadores dos mesmos cursos supletivos que, embora também sejam excluídos da escola, estão em fases mais adiantadas de escolaridade, têm maiores chances de terminar os estudos e são mais ligados a atividades de trabalho e lazer relacionados com a sociedade escolarizada e urbana.
Com relação à EJA, Marta Kohl enfatiza a necessidade de conhecer a historia dos alunos, como estão inseridos na vida social, suas atividades, suas linguagens e suas experiências anteriores com a escola. Assim, conhecendo os alunos e elaborando metodologias próprias para a sua idade, a superação da exclusão do mundo