Saúde Pública
Este presente trabalho tem como objetivo trazer ao conhecimento algumas ideias sobre a atual situação do sistema único de saúde (SUS) no Brasil.
Comparado a outros sistemas públicos de saúde do mundo, é considerado um dos maiores, mas como já é de conhecimento de toda a sociedade, a precariedade desse sistema, de uma forma generalizada, vem prejudicando a maior parte da população. Em tese, o SUS tem como principal função integrar os diversos campos de atuação da medicina entre os sistemas de serviços públicos e privados, assim tornando e facilitando o acesso para que qualquer individuo, tenha os cuidados necessários aos seus problemas de saúde.
Por meio desse trabalho vamos abordar em específico alguns temas relacionados ao SUS, são eles:
A integridade do sistema
Como é seu funcionamento
O que pode ser feito para melhorar sua precariedade
Quais são os investimento realizados pelo governo e se os mesmos estão de acordo com as políticas orçamentárias
O funcionamento dos serviços complementares privados em relação à saúde pública O que leva o brasileiro a ter o maior índice de automedicação
E o porquê do controle do vírus HIV, não tem êxito de maneira homogenia como em outras regiões mais carentes.
Tendo em vista os tópicos inerentes ao sistema de saúde, abordaremos de forma clara e objetiva o conceito do quanto o SUS é fruto de avanços e recuos, que resultou no atual política de saúde brasileira.
11
1 HISTÓRIA ACERCA DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL
O Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde do mundo. O sistema Único de Saúde (SUS) abrange atendimento ambulatorial até um complexo transplante de órgãos, procurando garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população Brasileira.
No Brasil, não só os contribuintes da previdência, mas todo o cidadão tem direito ao atendimento de saúde pública e gratuito incluindo consultas, exames, internações e tratamentos nas unidades públicas,