Saúde Publica
Grande parte dos Conselhos Regionais de medicina acredita que, o número de médicos brasileiros atual já supre a necessidade da população. No entanto, acordo com o IBGE, pelo menos 700 cidades brasileiras não possuem se quer um médico, portanto, é notável que a contratação de médicos do exterior seja de suma importância para a saúde pública do país.
É importante destacar que, deste contingente de estrangeiros contratados a maioria vem de Cuba, país cuja expectativa de vida se aproxima dos 80 anos de idade e no qual sua medicina é reconhecida mundialmente. Com esse programa o Brasil pode caminhar para adquirir uma saúde pública de qualidade e desafogar as filas do SUS.
Sendo assim, cabe ao Governo Federal garantir a inserção desses profissionais no mercado de trabalho brasileiro, com projetos de inclusão social, aperfeiçoamento do idioma português e incentivo econômico e cultural. A medicina do país pode em parceria com a ajuda estrangeira, se tornar destaque e, suprir a necessidade básica da população carente do Brasil.
Atualmente o Brasil se encontra em uma situação crítica no quesito saúde, não somente pela falta de médicos, mas também pela falta de infraestrutura nos ambientes de atendimento como centros de saúde e hospitais, que dificulta o trabalho dos profissionais da área.
No Brasil há um déficit de profissionais graduados em medicina que tem interesse de trabalhar no interior de alguns estados, que traz de certa forma consequências antiética para o mercado de trabalho e para a saúde pública, tais como a falsificação de certificados médicos com incidência que há de ser levada em consideração e a realização de