Sistema Toyota
Utilizando as experiências profissionais adquiridas na área comercial e na indústria de confecções, dois empreendedores, Cláudio Barros e Marcel, possuindo limitados recursos, resolveram montar uma pequena oficina de confecções, que ao passar do tempo, evoluiu para produção em série.
Graças à capacidade que ambos tinham em gerir a parte comercial e produtiva da empresa e tendo como missão produzir, comercializar e distribuir roupas em quantidade e qualidade, em pouco tempo, conseguiram ser uma indústria produtiva e lucrativa, intitulada “CIA BRASILEIRA DE CONFECÇÕES”.
Atuando no mercado brasileiro de “moda”, toda a produção da indústria era consumida por lojistas e consumidores finais do mercado interno. Em função da habilidade comercial do Cláudio e da capacidade de técnica e operacional do Marcel, a CBC, em poucos anos tornou-se numa das maiores indústrias de confecções do país.
Os bons resultados dos anos iniciais foram frutos de um bom desempenho operacional. Em 1978, a empresa transformou-se em sociedade anônima. Cinco profissionais da empresa foram convidados a fazerem parte da Diretoria junto Diretor Presidente, Cláudio e Diretor Superintendente, Marcel. As relações
Embora a empresa obtivesse bons resultados financeiro, a mesma carecia de planejamento estratégico de longo prazo, nDessa maneira, o sucesso da CBC era fruto da competência dos gestores, não sendo portanto, resultado de planejamento estratégico.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
Com relação ao ambiente interno do sistema organizacional, durante a gestão do Cláudio, as decisões por ele tomadas, apesar de produzir eram tomadas com o aval do Diretor Presidente. Embora o ambiente fosse amigável, e muita das vezes, comparado com ambiente familiar, as orientações eram respaldadas com a palavra final do Cláudio.
Após o afastamento repentino do Cláudio, a empresa desestruturou-se. Seus dirigentes sentiam-se