saúde publica
HISTÓRIA CRONOLÓGICA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Cid Árley Neres de Sousa
12/0066891
Universidade de Brasília – Campus Planaltina – Área Universitária n.º 1 Vila Nossa Senhora de Fátima - CEP 73300-000, Planaltina, DF – Brasil. Cidarley2012@hotmail.com
A História da saúde pública no Brasil tem sido marcada por vários acontecimentos políticos e sociais. Desde colônia até as décadas atuais as transformações administrativas, bem como a criação de órgãos como a Fundação Nacional da Saúde, contribuíram para a modernização do sistema de saúde brasileiro.
Desde o início do século XX a saúde pública passa a ser observada como um dos problemas sociais mais graves da sociedade, visto que doenças relativamente simples matavam centenas de pessoas em todo país e eram minimizadas pelos governantes ditatoriais da época.
No início via-se as causas dos problemas de saúde apenas como a causa microbacteriana bem como fungicidas. Políticas públicas nessa área ganharam força por meio de pesquisas e tratamento de doenças e a criação da vacina, que na época em que foi criada ganhou caráter obrigatório, o que não agradou em nada a população que temia seus efeitos colaterais e já estavam bastante insatisfeitas com a crise previdenciária que se instalava no país.
A preocupação com a higiene passava então a ser uma das principais características da década de 70, porém nem assim os índices de epidemias diminuíam significativamente. Foi então observado que o caso de saúde pública não era causado apenas um agente, pelo contrário, o problema era multicausal.
Visto isso, e grandes atos de protestos em todo país pelo fato dos impostos não estarem sendo revestidos de volta para a população, os governos da época, com grande pressão, passam então a providenciar grandes obras de saneamento básico em todo o país com o intuito de melhorar a situação das cidades brasileiras. Campanhas educativas também ganham força nesse período juntamente com os protestos e