Saúde Publica no Brasil com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS)
Artigo
Saúde Publica no Brasil com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS)
CASTRO, Adriano Almeida
RAMOS, Ana do Nascimento
COSTA, Christiane
GOMES, Eliane do Santos
CONCEIÇAO, Jaqueline Gonçalves
FONSECA, Jania de Jesus
SILVA, Jeane Gama
ARAUJO, Josiane Pantoja
RODRIGUES, Wanderson Costa
Sob orientação do Prof.; TAVARES, Bruno de Sousa Carvalho
INTRODUÇÃO
Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) tinha um objetivo claro: universalizar o atendimento aos brasileiros, que, em troca, pagam altos impostos. Como é de conhecimento público, não foi isso o que aconteceu. Passados 22 anos, usuários enfrentam filas e esperam meses e até anos para conseguir realizar uma cirurgia eletiva – que são os procedimentos não emergenciais.
MATERIAL E MÉTODOS
Para o presente estudo foram analisadas textos publicados em 2 revistas cientificas nacionais online de grande valor para o meio acadêmico alem do site do projeto Scientific Eletronic Library Online (SciELO).
As revistas selecionadas foram as seguintes: Leia já, da Faculdade Joaquim Nabuco e Revista de Enfermagem da USP.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para entendermos a dimensão do SUS, de acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde é considerado o maior sistema público de transplantes de órgão do mundo, e, em 2013, responde por 98% do mercado de vacinas e por 97% dos procedimentos de quimioterapia, tendo atendido entre 2010 e 2013 mais de 32,8 milhões de procedimentos oncológicos. No entanto, o primeiro desafio do SUS esbarra no suporte dos postos e centros de saúde, além das unidades do Programa Saúde da Família, já que, se estes serviços funcionassem plenamente, seriam capazes de atender e resolver 80% dos problemas de saúde da população, desafogando assim os hospitais e clínicas especializadas, que poderiam dar mais atenção aos casos de maior complexidade sendo que muitas vezes, as