Rosangela Patriota - NOTAS SOBRE A HISTORIA E A HISTORIOGRAFIA DO TEATRO BRASILEIRO DOS ANOS 1970
1578 palavras
7 páginas
NOTAS SOBRE A HISTÓRIA E A HISTORIOGRAFIA DO TEATRO BRASILEIRO DOSANOS 1970
Rosangela Patriota
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
História e historiografia do teatro brasileiro, teatro brasileiro - década de 1970, história e crítica teatral. A História do Teatro Brasileiro no século XX tem sido construída sob distintos aspectos. No que diz respeito aos estudos relativos ao período 1940-1970, há a predominância de temáticas como a modernização da cena e a defesa de um teatro sintonizado com lutas sociais e políticas, que promoveu uma intensa reflexão sobre o engajamento da arte. Houve um profícuo diálogo com segmentos intelectualizados e a sua repercussão legou a concepção do que deveria ser “teatro político” no Brasil: espetáculos que pudessem contribuir com a oposição à ditadura militar.
No início da década de 1970, o Teatro de Arena e o Teatro Oficina encerraram suas atividades. O primeiro após a prisão e o posterior exílio do dramaturgo e diretor Augusto Boal, enquanto o segundo depois de uma invasão policial, que redundou na prisão de alguns de seus integrantes e na ida de Zé Celso para a Europa.
A trajetória dessas companhias ocorreu em momento de grande efervescência política e intelectual. As perspectivas de transformação, em consonância com a luta contra a ditadura militar, motivaram as criações artísticas e os debates por elas suscitados. Em conseqüência disso, elas foram identificadas como revolucionárias por seus realizadores e reconhecidas por seus estudiosos.
Todavia, esses projetos foram derrotados e que alternativas restaram para o florescimento de uma cultura de oposição? Diversos agentes sociais modificaram suas propostas de atuação. Artistas e/ou militantes, que foram constantemente desqualificados como “reformistas”, assumiram a tarefa de construir e consolidar a frente de resistência democrática.
Uma das primeiras publicações sobre o período foi Anos 70, composto por “Anos 70: momentos decisivos da arrancada”