Saúde no Canadá
No antigo Canadá , os hospitais eram inicialmente lugares que cuidavam de pobres. No geral, os doentes eram cuidados em casa. No atual Quebec ( A maior província do Canadá, e a segunda mais populosa), diversas instituições de caridade, controladas primariamente por instituições católicas, forneciam esses cuidados.Com o crescimento populacional e tecnológico do país, os hospitais cresceram e sofreram mudanças. Estas instituições eram primariamente sem fins lucrativos, operados por governos municipais, organizações de caridade e denominações religiosas. Estas instituições comumente, recebiam subsídios dos governos provinciais para admitir e cuidar de todos os pacientes, independente da capacidade de pagar pelos serviços.
MODELO DE SAÚDE NO CANADÁ – SÉCULO XIX
Nesse período, foram criadas as primeiras escolas médicas do Canadá. Incluindo, a Instituição Médica de Montreal, atual, Faculdade de medicina da Universidade McGill (Considerada uma das melhores universidades do mundo). Durante esta época, um movimento exigindo melhor assistência médica para os pobres, com ênfase em higiene, começou a crescer. Importantes avanços no Canadá, também nesse período foram realizados. Incluindo a provisão de água potável e coleta de lixo para a maioria da população.
MODELO DE SAÚDE NO CANADÁ- 1900 -1945
Nesse período, a idéia de criar um seguro de saúde começou a ganhar popularidade. Durante a Grande Depressão ( Depressão econômica que atingiu drasticamente vários países como: EUA, Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, Reino Unido e especialmente, o Canadá), a pressão publica para a criação de um sistema de saúde, que até então era fornecido por instituições privadas, era alta.Doutores que temiam essa idéia, passaram a reconsiderar, esperando que nesse novo sistema houvesse alguma estabilidade. Porém, os governos são possuíam fundos para implementar esta idéia. Em 1935,o United Farmers of Alberta ,