Saúde no acampamento
Ao expor esses assuntos devemos destacar um elemento que condiciona todos os demais: OS ORGANIZADORES ( diretor do acampamento, diretor de programa, monitores e aspirantes) SÃO DEPOSITÁRIOS DA CONFIANÇA DOS PAIS, deve-se responder a eles pela saúde física e mental, segurança pessoal dos acampantes. Para isso o Acampamento deve ser dotado da SEGURANÇA MATERIAL NECESSÁRIA E DA ATENÇÃO À SAÚDE, nos aspectos preventivos e curativos.
CONTROLE DA SAÍDA – Os cuidados com o acampante começam antes de seu comparecimento ao acampamento. Isso fica necessário com o preenchimento da ficha pessoal e da ficha médica, incluindo a lista de remédios de uso; que será de grande utilidade para os que assumem a responsabilidade da direção e do controle médico do acampamento.
Todo acampamento organizado e estável possui uma enfermaria que deverá contar com um leito para tratamento e isolamento dos enfermos, local para primeiros socorros e quarto para os respectivos responsáveis; deverá também ter os equipamentos e materiais para atender diversas emergências.
A Enfermaria do Acampamento tem o propósito de manter o estado de saúde geral, no caso de aparecerem casos que sejam de difícil tratamento no acampamento, deverá proceder-se o transporte imediato da vitima. O responsável da enfermaria deverá informar a direção do acampamento todo problema e dará soluções. O acampamento deverá possuir meios de transporte que assegurem o traslado imediato a quem precisar. Ceve ser feito um histórico com todas as medidas tomadas até o momento para o informe correto da situação e para o diagnóstico correto.
O pessoal para ser da equipe da enfermaria irá depender de diversos fatores, principalmente da POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO ACAMPAMENTO. Mesmo que o acampamento se encontre próximo a centros urbanos que assegurem um tratamento médico superior, é necessário uma equipe capacitada para atuar com bom senso e conhecimento e principalmente SEM MARGEM DE ERRO! Recomenda-se