Palavras-chaves da economia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIS201 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: LUIZ COELHO DE ARAUJO
QUESTÕES DE REVISÃO I
PALAVRAS-CHAVES DA ECONOMIA
Resolução das questões de revisão I – palavras-chaves da Economia. Realizado pela discente Tuanny Figueiredo.
Feira de Santana – BA
2012
1. Economia
A palavra economia deriva do grego oikonomía (oikos: casa; nómos: lei). Seria a administração de uma casa, ou do Estado, pode ser assim definida:
“Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupo da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (VASCONCELLOS e GARCIA, ANO)
É uma ciência social, pois objetiva atender as necessidades de consumo do homem. Em toda sociedade os recursos produtivos são limitados, em contrapartida as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados versus necessidades humanas ilimitadas.
Assim, pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos.
À economia compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação de renda, o dispêndio e a acumulação. Constituem-se de processos descritivos que conduzam ao reconhecimento da realidade, e subsequentemente de duas abordagens metodológicas distintas embora complementares: a indutiva e a dedutiva.
O método dedutivo busca explicar o comportamento racional dos indivíduos na escolha de padrões de consumo que maximiza sua satisfação. Já o método indutivo procura explicar as relações funcionais de dependência como a renda e o consumo da sociedade como um todo.
Na economia é muito usada a condição ceteris paribus para fazer uma análise de mercado da influência de um fator