Macroeconomia e pib
ECONOMIA
Podemos notar que a Economia é importante tanto para os homens de negócio, como para o cidadão comum. A Economia ensina a raciocinar logicamente, com o fim de obter o melhor resultado com o mínimo de esforço possível. Isso se aplica tanto para os indivíduos quanto para as empresas.
ECONOMIA
Uma melhor compreensão dos dados econômicos é indispensável para todos aqueles que exercem uma profissão e enfrentam questões como: preço dos combustíveis; poder dos monopólios; variações na cotação do dólar; variações nas taxas de juros.
ECONOMIA
O estudo da Economia se divide em:
Microeconomia: que estuda um mercado específico, a demanda e a oferta, formação e influência do preço neste mercado. Macroeconomia: que estuda o mercado como um todo através das variáveis agregadas.
MICROECONOMIA
MICROECONOMIA Estuda o comportamento das unidades de consumo (famílias); Economias, Mercado e suas estruturas; Produção e o preço dos bens e serviços (demanda e oferta); Hipótese “coeteres paribus”; Lei da escassez (necessidade humana).
MICRO x MACROECONOMIA
Principais diferenças Microeconomia:
entre
Macro
e
MICRO x MACROECONOMIA
Embora possa parecer uma divisão rígida, Micro e Macroeconomia acabam se confundindo no cotidiano das empresas e pessoas. Demanda individual (micro) é afetada por políticas econômicas, câmbio, inflação (macro).
MICRO x MACROECONOMIA
Nas empresas, quando fizemos uma análise do mercado onde ela está inserida (micro). Para esta análise é necessário conhecer (e se antecipar) às atitudes do governo, quanto a redução da taxa de juros, políticas de crédito (macro).
MACROECONOMIA
Objetivo
fundamental da Macroeconomia é analisar como são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada.
MACROECONOMIA
São elas:
Nível
geral de preços; Nível de produto; Taxas de salários; Nível de emprego;