PIB- MACROECONOMIA
PIB significa Produto Interno Bruto é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia. O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços que o país produziu em um determinado período na agropecuária, indústria e serviços. Ele tem como objetivo medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma determinada região, durante um período determinado. Portanto o PIB revela o valor de toda riqueza gerada no país.
Há dois tipos de PIB: o PIB nominal do PIB real. O PIB nominal é calculado levando em conta os preços do ano correntes em o produto foi produzido e comercializado, sendo assim se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final.
O PIB real refere-se ao valor do PIB calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo eliminando assim o efeito da inflação.
ÚLTIMO PIB BRASILEIRO: UMA BREVE ANÁLISE DO ULTIMO TRIMESTE
Podemos analisar que a economia brasileira reduziu 0,6% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os meses anteriores, segundo dados divulgados pelo IBGE e divulgado pelas mídias.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, havia sido informado em um primeiro momento que a produção de bens e serviços havia expandido 0,2%. Logo em seguida houve uma correção informando que na verdade não houve expansão e sim uma queda de 0,2%.
Esse quadro chama-se recessão técnica e já foi visto anteriormente no Brasil durante a crise econômica mundial no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009.
RECESSÃO NO PIB BRASILEIRO
Após 2 trimestres seguidos com o PIB negativo o Brasil entrou em recessão técnica. Isso significa que o país produziu menos riquezas no período, em comparação com anteriores.
Deve-se ficar alerta a esse sinal pois as quedas do PIB são indicativos que há algo errado mas ainda sem muitos reflexos diretos na economia do país. Na recessão técnica há possibilidade de recuperação em curto prazo.
Já a recessão de fato, que não é o