Saúde Mental e Trabalho
A relação entre a saúde e o trabalho vem sendo alvo de investigações e estudos, e essa preocupação com relação ao estudo sobre o trabalho e o trabalhador é importante, pois é através do conhecimento que podemos evitar, diminuir e alicerçar novas idéias aos problemas agravados ou provocados pelo trabalho tanto em nível individual como coletivo.
Sabe‐se que as patologias se originam de fatores biológicos, ambientais e sócio‐culturais, ou seja, um conjunto de agravantes que não podem ser tratados somente com remédios, que é o que acontece atualmente. Uma equipe multi ou interdisciplinar é o diferencial em todo este processo, pois é ela quem tem condições de abordar o todo, conhecer o indivíduo, suas necessidades, estudar a relação entre a patologia e o trabalho e contribuir para transformar este processo.
Seguem abaixo alguns conceitos e consequências da saúde no trabalho:
*Hardness: É o conceito utilizado por psicólogos para caracterizar o profissional comprometido com seu trabalho, que tem acesso a muita informação, alta carga de trabalho, mas que obtém o controle da situação e encara a jornada de trabalho como um desafio e não como uma situação adversa.
*Mobbing: É conhecido como assédio moral no trabalho. E as características reconhecidas pelos psicólogos são a limitação na comunicação, no contato social, o descrédito e o desprestígio entre colegas.
*Síndrome de Burnout: Síndrome do esgotamento profissional. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.
O sintoma típico da síndrome de