Saúde: indicadores de saúde
Epidemiologia: “o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças e fatores de exposição nas populações humanas”.
Denomina-se Método Epidemiológico o conjunto de técnicas utilizadas para atingir-se este objetivo. Pode-se dizer que existem três dimensões na Epidemiologia:
1) Epidemiologia descritiva põe em evidência as características da ocorrência das doenças nas populações utilizando dados relativos à distribuição geográfica ou espacial e temporal e segundo características dos indivíduos afetados. A partir destes dados formula hipóteses de trabalho para estudos analíticos. 2) Epidemiologia analítica formula uma hipótese de trabalho e, valendo-se de métodos estatísticos, buscar a comprovação científica da hipótese formulada, através do estabelecimento de associações entre doenças e determinados fatores de risco ou exposição. Os estudos epidemiológicos de tipo analítico são de fundamental importância para a produção de conhecimento sobre a causa (etiologia) e o prognóstico (evolução) das doenças, fornecendo elementos indispensáveis às autoridades sanitárias para o controle das doenças na população. 3) Vigilância Epidemiológica é o conjunto de atividades sistemáticas de avaliação de uma doença com objetivo de detectar ou prever alterações de seu comportamento epidemiológico.
Indicadores de Saúde Os indicadores de saúde podem ser divididos em duas amplas categorias: 1) Indicadores Epidemiológicos - medem a magnitude ou transcendência (ou seja, o tamanho ou a gravidade) do problema de saúde. Por conseguinte, se referem à situação verificada na população ou no meio ambiente num momento dado ou num período determinado. Pode-se medir o impacto ou os efeitos dos programas de saúde pública comparando-se um mesmo indicador epidemiológico antes e depois da execução das atividades programáticas. Deste modo os indicadores epidemiológicos devem ser analisados tanto na etapa de diagnóstico como na etapa de