Diabetes
BACHARELADO EM GASTRONOMIA
FILIPE CESAR OLIVEIRA MILAGRES
JOACIR F. CAMPOS
KAREN DANIELE LIRA DE FRANÇA
MAIARA DA SILVA MACIEL GOIS
VINICIUS DINIZ
DIABETES E ALIMENTOS FUNCIONAIS
RECIFE
2013
FILIPE CESAR OLIVEIRA MILAGRES
JOACIR F. CAMPOS
KAREN DANIELE LIRA DE FRANÇA
MAIARA DA SILVA MACIEL GOIS
VINICIUS DINIZ
DIABETES E ALIMENTOS FUNCIONAIS
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Bioquímica dos alimentos, ministrada pela professora Vera Albuquerque Ramalho, como parte da avaliação da I Unidade, no Curso Bacharelado em Gastronomia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
RECIFE
2013
INTRODUÇÃO
O diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente nas células devido a uma resistência do corpo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.
A principal característica do diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por sintomas como poliúria (excesso de urina), polidipsia (sede aumentada), perda de peso, polifagia (fome aumentada) e visão turva. Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2 em geral é mais “silencioso” e é mais comum na faixa etária dos adultos.
De acordo com o Ministério da Saúde dados da pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revelou um aumento de 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e ano passado. O percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% no período.
O diabetes está