Saúde Fortaleza
Organização
A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão da administração direta da Prefeitura de Fortaleza que gerencia os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)
Hoje Fortaleza conta com 92 postos saúde espalhados pelas as suas 06 SER’s responsáveis pela atenção básica.
Atenção Básica: são os cuidados preventivos à saúde, como exame pré-natal, vacinações, exames laboratoriais de rotina, etc.
Conta com 08 Hospitais municipais responsáveis pela atenção secundária: são os tratamentos curativos de problemas médicos, como as doenças de tratamento ambulatorial, internações, cirurgias.
Conta com 01(IJF) Hospital responsável pela atenção terciária são os tratamentos de sequelas como na fisioterapia, reabilitação, fonoaudiologia, próteses e órteses, etc.
Principais Problemas:
O município de Fortaleza é o 5º pior entre os 29 maiores municípios brasileiros, no que diz respeito à saúde pública é o que revelou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) do ano passado.
Apesar dos mais de 100 estabelecimentos de saúde públicos, os fortalezenses ainda enfrentam longas filas para os atendimentos, demorada espera para a realização de exames, falta de vagas nos hospitais públicos, falta de medicamentos e insegurança.
Deficiência de infraestrutura (prédios sucateados.): Reformas foram iniciadas em 2008 e após a eleição daquele ano pararam e até hoje permanecem estacionadas servindo apenas para acúmulo de ratos e de mato. Muitas vidas são perdidas e muito sofrimento desnecessário ocorre devido a estas precariedades.
A falta de profissionais (enfermeiros, médicos, etc.), ocasionada pela a remuneração injusta e condições precárias de trabalho.
Os problemas são generalizados em todo o Sistema Único de Saúde (SUS), pois a comissão de visita da nova gestão Roberto Claudio aos postos de saúde de Fortaleza, concluiu que não era necessário visitar os 92 postos da atenção básica para saber as suas condições de funcionamento.
Exemplo do caos da