Saúde do homem
ARIANE DE SOUZA ALVES
ISA EMILY CARDOSO COSTA
SAÚDE DO HOMEM: FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ADESÃO DO HOMEM AOS SERVIÇOS DE SAÚDE
BACABAL – MA
2013
ARIANE DE SOUZA ALVES
ISA EMILY CARDOSO COSTA
SAÚDE DO HOMEM: FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ADESÃO DO HOMEM AOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito básico para obtenção de nota da Disciplina de TCC I (Trabalho de Conclusão de Curso I), ao curso de Enfermagem da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC.
Orientadora Profª Esp. Saúde da Família: Alessandra Gonçalves Martins.
BACABAL – MA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVOS 06
2.1 Geral 06
2.2 Específicos 06
3 REFERENCIAL TEÓRICO 07
3.1 Criação do PNAISH 07
3.2 Barreiras Socioculturais e Institucionais 08
4 METODOLOGIA 09
5 CRONOGRAMA 10 REFERÊNCIAS 11 APÊNDICE 12
1 INTRODUÇÃO
Vários estudos constatam que os homens, em geral, padecem mais de condições severas e crônicas de saúde do que as mulheres e também morrem mais do que elas pelas principais causas de morte. Entretanto, apesar de as taxas masculinas assumirem um peso significativo nos perfis de morbimortalidade, observa-se que a presença de homens nos serviços de atenção primária à saúde é menor do que a das mulheres (GOMES; NASCIMENTO; ARAÚJO, 2007, p.565).
Segundo Gomes (2003, apud SILVA, 2007), a prática do cuidar não é vista culturalmente como uma prática masculina, os homens são cada dia mais acometidos por doenças que evoluem para estado crônico, devido à demora na busca pelo atendimento, impossibilitando o diagnóstico precoce.
De acordo com Figueiredo (2004), as unidades de saúde são conhecidas pela população, como um local destinado quase que exclusivamente para atendimento de crianças, mulheres e idosos, devido a pouca procura dos homens aos serviços de saúde das