Saúde do Adulto
Professor- Tarcisio
Alunas- Fabiane Araujo
Hígia Alcântara
LAURO DE FREITAS
2014
Atenção Básica como parte integrante do SUS, desenvolve um conjunto de ações que abrangem promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Deve dar resolutividade aos problemas de saúde de maior frequência e relevância das populações, oferecer respostas ao conjunto de necessidades de saúde de uma comunidade e não apenas a um recorte de problemas, tendo como campos de intervenções o indivíduo, a família, a comunidade e o meio ambiente.
Os serviços e ações de saúde que estão mais próximos dos indivíduos, famílias e coletividades, são de responsabilidade da Atenção Básica, articularmente do nível primário, com a proposta de ser o primeiro elemento de um processo permanente de assistência sanitária.
Os serviços de Enfermagem na Atenção Básica em
Saúde do Adulto, é imprescindível que seja organizada em caráter multidisciplinar, que reconheça o adulto saudável, os fatores de risco, o grau de vulnerabilidade e a partir deste ponto planejar ações e serviços a serem prestados.
A vigilância é uma ação fundamental para promoção da saúde. Detectar condições de falta de saúde no adulto, como: atividade física (sedentarismo), cultura, alimentação, abuso de álcool, tabaco e outras drogas, trabalho, moradia, nível educacional e condições socioeconômicas.
É necessário estar alerta aos fatores de risco para a saúde, para identificá-los e buscar modificá-los evitando o aparecimento de doenças
O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, falta de insulina ou, também, da impossibilidade da insulina em exercer adequadamente seus efeitos, condição conhecida como resistência à insulina.
Caracteriza-se por hiperglicemia crônica, com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas e associa-se a complicações, disfunções e insuficiência de vários